Apresentação

 

O material aqui disponibilizado foi elaborado no contexto do Projeto Integrado de Educação Patrimonial – PIEP – relativo à implementação da LT 525 kV Blumenau–Curitiba Leste 2020.

O conteúdo aqui exposto é resultado do contato prolongado com as comunidades de Rio da Luz e de Testo Alto, abordando a temática do Patrimônio Cultural naquela região. Esse contato possibilitou sólidas parcerias e vínculos de confiança, processo fundamental para que as pesquisadoras acessassem a vida pública e privada dos atores sociais das comunidades, por quase 2 anos, entre 2018 e 2020.

Essa relação permitiu o registro audiovisual e escrito, de celebrações, saberes e fazeres, mesclando conteúdos que envolvem desde a culinária até a arquitetura, sempre protagonizadas pelas detentoras e detentores desses saberes, e pela comunidade envolvida.

O objetivo desse material é a divulgação e valorização do patrimônio cultural. Por isso, foi elaborado, para a utilização em atividades pedagógicas, tanto da região em estudo, como de outros locais do Brasil.

 

Além do potencial de uso por professores em salas de aula e cursos livres sobre imigração e/ou patrimônio cultural, a intenção foi registrar, em material escrito e audiovisual, os saberes, histórias e memórias dos moradores locais, ampliando o sentimento de pertencimento ao local e autoestima dos detentores desses saberes.

 

Dividido em 19 tópicos, o material desenvolvido por uma equipe multidisciplinar traz textos, vídeos, fotos e atividades didáticas em linguagem acessível e disponibilizado de forma gratuita oportunizando acesso aos estudantes e professores e outros interessados no tema, a partir de um material digital com relevante aporte teórico.

_____________________________________________________________________________

Material didático​

Fale conosco

Criado por Espaço Arqueologia