• Equipe Lumiar

Comunidades recebem livros e mapa cultural turístico

Atualizado: Nov 3

Depois de dois anos de trabalho colaborativo junto aos moradores de Rio da Luz e Testo Alto, a equipe do Projeto Lumiar voltou à região para entregar os produtos resultantes da pesquisa.


O livro Histórias à Mesa: Memórias e Sabores do Rio da Luz e Testo Alto busca criar uma ponte entre a memória e a história local através da culinária. Enquanto Morar na colônia: a arquitetura da imigração em Testo Alto e Rio da Luz aborda a formação da paisagem e as técnicas construtivas presentes na região, com ênfase no enxaimel.


Ao folharem os livros e verem seus saberes representados, os participantes da pesquisa se reconheceram e relembraram momentos marcantes de suas vidas.


O terceiro produto entregue apresenta a Rota Lumiar: trajeto que une os dois bairros. Em formato de mapa cultural turístico, atrativos da região são ilustrados em aquarela e o verso trás informações úteis que facilitam a experiência do turista. Representando cada um dos locais, os desenhos originais criados pela artista e arquiteta Gabriela Luft foram entregues aos respectivos participantes.


Com duração de uma semana, a entrega presencial teve início em 10 de outubro e finalização no dia 16/10. Além das comunidades, prefeituras e secretarias de educação dos municípios de Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau receberam o material. As cópias restantes serão encaminhadas para as demais instituições via correio.


Para visualizar e baixar gratuitamente a versão digital dos produtos, basta clicar: livros e mapa. Os demais materiais produzidos durante a pesquisa, como vídeos e amplo conteúdo educativo, estão disponíveis neste portal.


Confira a seguir algumas reações durante as entregas:


108 visualizações1 comentário

Fale conosco

Criado por Espaço Arqueologia