• Equipe Lumiar

Fachwerk

Ir ao encontro de pessoas e lugares que ajudam a entender as transformações em Rio da Luz e Testo Alto: este foi o objetivo das pesquisadoras do Projeto Lumiar no primeiro campo do ano.


Pelas mãos de Dona Elenir, a equipe acompanhou o modo de fazer o pão de milho branco, receita comum no passado e que vem se tornando cada vez mais rara de se ver nas refeições da comunidade. Pensando no futuro, Rafael Glatz compartilhou suas perspectivas tendo como cenário o vale do Rio da Luz.

Arquiteta e comunicadora conheceram de perto a edificação da família Lümke, uma das poucas construções em taipa da região. Aspectos da arquitetura também estiveram presentes na visita ao Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva de Blumenau, onde tiveram acesso à fotografias antigas e ao mapa do loteamento projetado no período da colonização.


Durante a visita ao núcleo colonial do Vale do Itajaí, tiveram a oportunidade de participar do lançamento do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", de autoria da arquiteta Angelina Wittmann. Para conhecer o trabalho da pesquisadora fascinada pelo tema de sua publicação, acesse: https://angelinawittmann.blogspot.com/



92 visualizações1 comentário

Fale conosco

Criado por Espaço Arqueologia