• Equipe Lumiar

MultiDoces

Atualizado: 19 de Abr de 2019

Folders distribuídos na região nos levaram até a MultiDoces, fábrica de biscoitos do bairro Testo Alto. Lá, fomos recebidas pela Dona Eleonora Plein, que nos escutou falar a respeito do programa de gestão e explicou para nós sobre os produtos produzidos por ela e pela família.

Usando receitas que eram de seus antepassados, como sua avó, faz releituras para a venda. Disse ser a pioneira na oferta de biscoitos caseiros na rota do enxaimel e que já teve seus quitutes algumas vezes premiados.

Com o intuito de ver a abertura da massa da bolacha de mel, nós acompanhamos esse momento junto de Dona Eleonora, sua sobrinha Maria Luzinete Pein, a funcionária Luiza e a filha, que atua de forma esporádica na produção. A massa da bolacha de mel havia permanecido por dois dias em processo de fermentação, e depois de ser passada várias vezes pelo rolo, foi cortada manualmente no formato das bolachas e encaminhadas ao forno.

Depois de assadas e frias, recebem banho de chocolate ao leite ou são

glaceados com açúcar. Entre fornadas de biscoito, cuidado com a massa e

corte das bolachas, conversarmos sobre receitas antigas e novas, o caminho

traçado pela família e o programa de gestão. Permanecemos boa parte da manhã junto dessas quatro mulheres, que conectam saberes tradicionais às necessidades atuais.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fale conosco

Criado por Espaço Arqueologia