- Equipe Lumiar
MultiDoces
Atualizado: 19 de Abr de 2019
Folders distribuídos na região nos levaram até a MultiDoces, fábrica de biscoitos do bairro Testo Alto. Lá, fomos recebidas pela Dona Eleonora Plein, que nos escutou falar a respeito do programa de gestão e explicou para nós sobre os produtos produzidos por ela e pela família.
Usando receitas que eram de seus antepassados, como sua avó, faz releituras para a venda. Disse ser a pioneira na oferta de biscoitos caseiros na rota do enxaimel e que já teve seus quitutes algumas vezes premiados.
Com o intuito de ver a abertura da massa da bolacha de mel, nós acompanhamos esse momento junto de Dona Eleonora, sua sobrinha Maria Luzinete Pein, a funcionária Luiza e a filha, que atua de forma esporádica na produção. A massa da bolacha de mel havia permanecido por dois dias em processo de fermentação, e depois de ser passada várias vezes pelo rolo, foi cortada manualmente no formato das bolachas e encaminhadas ao forno.
Depois de assadas e frias, recebem banho de chocolate ao leite ou são
glaceados com açúcar. Entre fornadas de biscoito, cuidado com a massa e
corte das bolachas, conversarmos sobre receitas antigas e novas, o caminho
traçado pela família e o programa de gestão. Permanecemos boa parte da manhã junto dessas quatro mulheres, que conectam saberes tradicionais às necessidades atuais.